RECADASTRAMENTO
O Recadastramento é necessário em virtude do eSocial, projeto do Governo
Federal que visa unificar o envio de informações pelo órgão/empresa em
relação aos servidores/trabalhadores que lhe prestam serviços remunerados.
Mensalmente são enviadas informações sobre remuneração, investidura e vacância,
e licenças dos servidores/trabalhadores.
Para que as informações sejam enviadas,
é preciso que os dados pessoais (nome, data de nascimento, CPF e PIS/PASEP)
sejam os mesmos tanto no Sistema de Gestão de Pessoas quanto nas bases nacionais
(CPF, INSS e PASEP). Se houver inconsistência, as informações não serão processadas.
O site do eSocial disponibiliza uma ferramenta para verificar se a qualificação cadastral
do servidor/trabalhador está correta
Para verificar sua qualificação cadastral, siga
os passos a seguir.
1.Lembre-se de que a grafia do nome
deve ser a mesma do cadastro do CPF na Receita Federal. Se houver algum
dado errado em sua ficha funcional, solicite a correção para a o setor
de Recursos Humano enviando cópia de documento com a informação correta.
2.Acesse o formulário "Consulta qualificação cadastral" e clique em "Consulta online"
3.Preencha os campos com seu nome, data de nascimento, CPF e PASEP (os mesmos registrados em sua ficha funcional) e clique em "Adicionar".
4.Será mostrada uma prévia da informação na tela. Clique em "Consultar". Será mostrada uma tela para validação. Digite o texto na caixa de diálogo e clique em "Consultar".
5.Será mostrado o resultado da consulta. Se não houver problemas, será mostrada a mensagem "Os dados estão corretos".
6.Se houver alguma inconsistência,
será mostrada mensagem indicando qual o problema e a orientação
a seguir. Será necessário atualizar os dados do cadastro do CPF,
do PASEP e/ou na Previdência Social.
7.Qualificação Cadastral:
http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml
ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO DO CPF
Se a orientação for para regularização do CPF, o link https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/alterar/default.asp
ou compareça a
uma agência do Banco do Brasil ou Caixa ou Correios.
ATUALIZAÇÃO DO CADASTRO DO PASEP
Se o PIS/PASEP estiver com alguma inconsistência,
será necessário atualizar os dados no Banco do Brasil.
Compareça a uma agência do BB com os documentos pessoais [RG (carteira de identidade),
CPF,título de eleitor, carteira de trabalho (se houver),
certidão de casamento (se houver) e número de inscrição no PASEP]
e solicite a atualização do cadastro do PASEP.
O prazo para a atualização do PASEP repercutir no eSocial é de até 7 dias.
Após esse período, efetue novamente a qualificação cadastral. Caso permaneça a
inconsistência, será necessário atualizar os dados na Previdência Social.
ATUALIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES NA PREVIDÊNCIA SOCIAL - TELEFONE 135
Se a atualização do PASEP não resolver a inconsistência, será necessário atualizar os dados na Previdência Social. Ligue para o número 135.
Esteja munido de seus documentos pessoais (PIS/PASEP, CPF, RG e título de eleitor). Aguarde as orientações da gravação eletrônica. Será solicitado digitar o número do CPF.
Serão apresentadas 6 opções de atendimento. Ao final da apresentação, escolha a opção "3 - Atualização cadastral do eSocial".
O atendente efetuará todas as atualizações necessárias. Depois consulte novamente sua qualificação cadastral.